sexta-feira, 21 de outubro de 2011


O Barão - Trailer from Ante-Cinema on Vimeo.

Baseado no conto de Branquinho da Fonseca, “O Barão” conta a história de um inspector de escolar que tem de se deslocar a uma vila na província (Barroso), onde conhece o Barão, um cruzamento entre um ditador e um vampiro. Logo pelas legendas iniciais se percebe o estilo e as referências que Edgar Pera persegue aqui: o dos filmes B de terror, com contornos de fantasia e de crítica política.

Com um estilo exagerado e a aproximar-se mais do musical ou dos comics do que do terror, as aventuras do pobre inspector nas mãos do Barão estão cheias de referências históricas do cinema, com um toque de fantasia adicionados pelo próprio realizador. “O Barão” é um filme expressionista, com uma preocupação estilística visual e sonora que se reflecte até nas legendas em inglês que se vão espanhando pelo ecrã e reflectindo o tom do que é dito e gritado pelas personagens.
É um filme divertido, mas que arrisca a perder a força da crítica, no excesso de elementos estilísticos utilizados. Ainda assim, um filme “fácil” de um realizador que nem sempre o quer ser.
O Melhor: As referências cinematográficas e a crítica política.

O Pior: Está um pouco sobrecarregado de elementos de estilo, quer a nível de imagem, quer a nível de som.

A Base: É um filme divertido, mas que arrisca a perder a força da crítica, no excesso de elementos estilísticos utilizados. 6/10

João Miranda

Artigo retirado do site www.c7nema.net

Sem comentários:

Enviar um comentário