sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Escritaria 2011: Moçambique "contamina" Penafiel

Escritaria 2011: Moçambique "contamina" PenafielPenafiel vai receber o Festival de Literatura "Escritaria" nos dias 15 e 16 de Outubro. A edição deste ano é dedicada à presença da cultura lusófona em Moçambique, com especial destaque para a obra de Mia Couto.
A 4.º edição do Festival de Literatura "Escritaria", que vai decorrer em Penafiel nos dias 15 e 16 de Outubro vai ser falada em português com sotaque africano.
Mia Couto é o autor em destaque, homenageado em conferências, tertúlias de discussão literária e encenação de textos. O ponto alto do festival será, por isso mesmo, a conferência com o escritor e biólogo moçambicano. As ruas de Penafiel serão decoradas com post-its com frases do autor e até as montras das lojas estão recheadas de excertos da sua obra.

No entanto, o escritor moçambicano não será o único grande nome da lusofonia a estar presente em Penafiel. O artista plástico moçambicano Roberto Chichorro, o escritor angolano José Eduardo Agualusa e a professora universitária são tomense Inocência Mata, por exemplo, vão estar presentes para discutir a cultura lusófona.
Os nomes distintos das outras edições serão recordados. No dia 15 será lançada a biografia "Agustina Bessa Luís, Vida e Obra", de Mónica Baldaque, filha da escritora. Urbano Tavares Rodrigues e José Saramago vão ser, também, honrados através da leitura de textos sobre as suas obras.
Para além de literatura, também a gastronomia, o artesanato e a música estão presentes. Espectáculos de Rua e "Tasquinhas" com artes e sabores moçambicanos vão animar as artérias da cidade e a exibição de documentários irá servir para apresentar a cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Por António Gonçalves 

Sem comentários:

Enviar um comentário