sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Livro - José Luís Peixoto

video

Novo Romance


O novo romance de José Luís Peixoto, editado pela Quetzal, chega as livrarias a 24 de Setembro, mas ontem o autor e cinco leitores foram os primeiros a poder folhear os primeiros exemplares de Livro, no Bloco Gráfico, a gráfica do Grupo Porto Editora na Maia. «É o sentimento de quando se recebe o livro impresso, encadernado, pela primeira vez. Neste caso, este sentimento, que é sempre de realização ou de felicidade (se é que se pode utilizar a palavra), acaba por ser maximizado tendo em conta o processo e o esforço que para mim foi terminar um romance com este título tão ambicioso. [...] Fiquei muito contente por ser acompanhado por pessoas que prezam os meus livros, num momento como este.»

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Livro da Semana


Sinopse: Molching, um pequeno subúrbio de Munique, durante a Segunda Guerra Mundial. Na Rua Himmel as pessoas vivem sob o peso da suástica e dos bombardeamentos cada vez mais frequentes, mas não deixaram de sonhar. A Morte é a narradora omnipresente e omnisciente e através do seu olhar intemporal, é-nos contada a história da pequena Liesel e dos seus pais adoptivos, Hans, o pintor acordeonista, e Rosa, a mulher com cara de cartão amarrotado, do pequeno Rudy, assim como de outros moradores da Rua Himmel, e também a história da existência ainda mais precária de Max, o pugilista judeu, que um dia veio esconder-se na cave da família Hubermann. Um livro sobre uma época em que as palavras eram desmedidamente importantes no seu poder de destruir ou de salvar. Um livro luminoso e leve como um poema, que se lê com deslumbramento e emoção.

Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 385
Data 1ª Edição: 19/02/2008
Nº de Edição: 6ª
ISBN: 978-972-23-3907-0
Nº de Páginas: 468
Dimensões: 150x230mm
Peso: 688g

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Noésis - Novo Número: Mudou a biblioteca, a escola mudou.


Entra-se hoje numa escola e a biblioteca está presente quase desde a porta.

No escaparate da entrada anuncia-se a chegada de novos livros, revistas e materiais digitais ou alguma actividade pontual: a visita de um autor, a leitura de um conto, um trabalho de projecto...

(...)

A biblioteca escolar sempre foi um importante serviço de uma escola. Mas, agora, alargadas as suas funções a centro de documentação e a centro de recursos, enriquecida a sua capacidade com as novas tecnologias da informação, animada a sua acção por professores bibliotecários cada vez mais especializados, enquadrada, coordenada e apoiada numa Rede de Bibliotecas Escolares com uma experiência de mais de uma década, tornou-se muito mais interveniente na vida escolar. Tornou-se quase naquilo que foi uma utopia dos anos 70: o centro de aprendizagem da escola.

(...)

Maria Emília Brederode Santos

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Biblioteca digital reúne mil instituições


Financiada pela Comissão Europeia, a biblioteca digital Europeana (www.europeana.eu) estreou na rede em novembro de 2008.

Hoje seu acervo já abriga mais de 7 milhões de itens, entre livros, mapas, figuras, material de áudio e vídeo. As coleções são provenientes de mais de mil instituições de 26 países europeus.

Somente no biênio 2009-2010, 69 milhões serão investidos em digitalização de acervos e na criação de novas bibliotecas digitais que possam contribuir com a Europeana.

Dá para pesquisar sobre Leonardo da Vinci e obter desde quadros no Louvre até raridades em museus de pequenas cidades italianas e estudos da Eslovênia.

A atual versão da biblioteca, ainda que fabulosa, é um protótipo. A versão 1.0 será lançada ainda em 2010, e promete oferecer mais de 10 milhões de objetos digitais. (DBN)


Fonte: Folha de S.Paulo - 01/09/2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

9 de Setembro - Recepção Aos Alunos

Núcleo de Cerva

09:30 Recepção aos alunos do Pré-escolar e do Ensino Básico, seguindo-se reunião do Educador/Professor Titular/Director de Turma com o seu grupo de alunos e encarregados de educação.

12:30 Regressoa a casa.

Núcleo de Ribeira de Pena

14::00 Recepção aos alunos do Pré-escolar, 1.º e 2.º CEB, seguindo-se reunião do Educador/Professor Titular/Director de Turma com o seu grupo de alunos e encarregados de educação.

15:30 Recepção aos alunos do 3.º CEB e Ensino Secundário, seguindo-se reunião dos alunos e encarregados de educação com o DT.